Tela inicial Checklist Descrições de conceitos Checklists em versões PDF

Mercado de veículos





Obs.: o conteúdo deste sítio foi criado com o intuito de auxiliar potenciais compradores de veículos a fecharem bons negócios. Entretanto, seu uso é de inteira responsabilidade de quem o usar (de maneira que os responsáveis por este sítio eximem-se de quaisquer ônus sofridos em decorrência do uso de tais informações)...
Obs.: não é permitido o uso comercial do conteúdo total ou parcial veiculado neste sítio sem a prévia e formal autorização de seus responsáveis (detentores de seus direitos).


Tabela que relaciona características de veículos com suas implicações
Nome do exemplar de característica do veículo Descrição, observações e/ou implicações da característica do veículo
Distância entre eixos Consiste na distância entre os eixos das rodas dianteiras e traseiras do veículo.
Quanto maior, mais estabilidade provê ao veículo.
Cor Evita acidentes se tornar o veículo mais visível para os demais condutores.
Evita desgaste de peças se absorver menos luz ambiente e, assim, aquecer menos o veículo.
Proporciona economia de combustível (por reduzir a evaporação e por reduzir a necessidade de uso do ar-condicionado).
Pode dificultar ou facilitar a percepção visual de arranhões na pintura.
Turbo
(turbocompreessor, turbina, turbinacompressora)
Consiste em um sistema que insere maior quantidade de ar dentro dos cilindros do motor durante sua fase de admissão.
Aumenta o desempenho e reduz o consumo de combustível.
Injeção direta de combustível Aumenta o desempenho e reduz o consumo de combustível.
Pneu reserva ("estepe") É interessante verificar se o estepe tem as mesmas características que as demais rodas do veículo (infelizmente, nem sempre o tem - ainda que seja original de fábrica).
O local onde o estepe fica guardado pode facilitar seu furto e/ou seu desgaste, bem como dificultar seu uso (lembrar que alguns deles são acondicionados no exterior do veículo e até embaixo deste).
Sinistrado Um veículo descrito popularmente como "sinistrado" é aquele que sofreu um sinistro classificado, por algum perito, como sendo de "grande monta" e que continua, ilegalmente, a ser utilizado como meio de transporte.
Segundo a legislação brasileira, a única destinação cabível para um veículo que tenha sofrido um sinistro de grande monta é a própria de sucatas.
Em geral, as seguradoras não fazem seguros de carros que já tenham passado por um sinistro que fora classificado como de "grande monta".
Pode-se dizer que há o risco de um carro "sinistrado" ou que já tenha passado por um sinistro do tipo "grande monta" não oferecer a mesma segurança a seus passageiros que os demais carros.
Existem diversos sítios na Internet que vendem informações acerca de veículos usados (dentre elas a de o mesmo ser "sinistrado" ou não). Abaixo, estão alguns links de sítios que anunciam tais serviços:
www.checkauto.com.br
www.carcheck.com.br
www.boavistaservicos.com.br/pequenas-e-medias-empresas/solucoes-pme/informacoes-de-veiculos/
www.checkmeucarro.com.br
Quantidade de marchas Uma pequena quantidade de marchas implica em maior consumo de combustível e menor conforto ao dirigir.
Ajuste da posição do volante Conforto ao dirigir (em especial para percursos demorados) e direção defensiva (uma boa postura do condutor implica em maior capacidade de manobras céleres e precisas).


Reflexões e informações complementares:
Por que ainda não são amplamente utilizados sistemas de monitoramento de trânsito baseados em câmeras e em softwares de reconhecimento de imagens como os utilizados, por exemplo, em São Paulo?
Tais sistemas permitem um controle muito mais efetivo e amplo da frota de veículos, avaliando dados como a inadimplência quanto a impostos e multas, dias de rodízio de veículos, furtos, roubos e etc.
Pelo fato de isso coibir crimes de furtos e roubos de veículos, é interessante notar que essa medida implicaria na redução de muitos outros crimes, tendo em vista que veículos assim são utilizados na prática de delitos em geral (a fim de, por exemplo, dificultar a indentificação dos criminosos)...


Contato: faleconosco@mercadodeveiculos.com